História

Um clube centenário

Fundado no dia 15 de Abril de 1916, o Lusitano Futebol Clube, é o principal embaixador desportivo da cidade algarvia de Vila Real de Santo António. Nesta colectividade, naturalmente, o futebol é a modalidade rainha, pese embora o facto de o clube ter desenvolvido, ao longo dos tempos, outras actividades desportivas como o basquetebol, o ténis de mesa, ou o ciclismo, disciplina tão apreciada pelas gentes do Algarve.

As primeiras Competições

O Lusitano Futebol Clube filiou-se oficialmente na Associação de Futebol do Algarve no ano de 1925, muito embora, tenha participado anteriormente em competições oficias organizadas por aquela associação de clubes. Nos primeiros anos de vida e, sensivelmente, até meados da década de 50, o Lusitano FC era de facto um dos principais clubes de futebol da região do Algarve, ombreando nas disputas pelas grandes conquistas com o SC Farense, SC Olhanense e Portimonense SC. O primeiro grande troféu conquistado pelo Lusitano FC foi a 5ª edição do Campeonato Regional do Algarve, na temporada de 1922/23. Venceu, novamente, por três vezes consecutivas aquela competição regional nas épocas de 1927/28, 1928/29 e 1929/30. Com um interregno da temporada na 1930/31, cujo vencedor foi a equipa do SC Olhanense, o Lusitano FC voltou a conquistar o Campeonato Regional do Algarve na época de 1931/32. À afirmação regional, seguiu-se a presença do clube nas competições nacionais de futebol. Depois de vencer, novamente, o Campeonato Regional do Algarve na temporada de 1934/35 – feito que apenas iria repetir 20 anos depois – o Lusitano FC classificou-se para disputar o Campeonato Nacional da 2ª Liga. Nesta competição foi o 2º classificado da Série 8. O Lusitano FC só voltou a estar presente nas competições nacionais na temporada de 1945/46, no Campeonato Nacional da 2ª Divisão, onde foi o 2º classificado da Série 16. Esta época, porém, marca o início da caminhada do clube até à 1ª Divisão Nacional, naquele que foi o período de ouro nos anais da história do Lusitano FC. 

A chegada à 1ª Divisão

No Campeonato Nacional da 2ª Divisão da temporada de 1946/47, o Lusitano FC foi o 2º classificado final, atrás do SC Braga que se sagrou campeão. Essa classificação permitiu-se a histórica subida à 1ª Divisão Nacional, iniciando assim um percurso de três anos consecutivos entre as melhores equipas do futebol português. A caminhada trilhada na época de 1946/47 que conduziu o Lusitano FC à 1ª Divisão Nacional, começou com a vitória na Série 16 do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, superando na classificação o Portimonense SC, com o feito de não ter consentido qualquer derrota. Já na fase final, disputou os dois lugares de subida com o SC Braga e a AD Oliveirense. Ficou em 2º lugar, atrás do arsenalistas minhotos, mas garantiu, ainda assim, a subida ao primeiro escalão do futebol português.

Na primeira temporada na 1ª Divisão Nacional, o Lusitano FC alcançou um 12º lugar, classificação suficiente para alcançar os objectivos do clube, a manutenção naquele escalão. É nesta época de 1947/48 que o Lusitano FC encontra pela primeira vez na sua história, oficialmente, a equipa do Vitoria SC. O primeiro jogo entre estes dois clubes realiza-se no Campo da Amorosa, em Guimarães, no dia 1 de Fevereiro de 1948. Nessa ocasião a equipa do Vitoria SC venceu, com evidentes dificuldades, a formação algarvia por 3-2, num desafio bem disputado a contar para a 11ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Já no encontro da 2ª volta, disputado na cidade de Vila Real de Santo António, o Vitoria SC voltou a vencer, novamente pela margem mínima, desta feita, por 0-1. Na temporada seguinte de 1948/49, o Lusitano FC, novamente com grandes dificuldades, conseguiu garantir a manutenção na 1ª Divisão Nacional. Nesta época, o Lusitano FC venceria pela primeira vez o Vitoria SC, por 1-0, no encontro da 11ª jornada, disputado no Algarve no dia 28 de Novembro de 1948. Na partida da 2ª volta, agora jogada em Guimarães, no Campo da Amorosa, o Vitoria SC venceu, goleando, sem apelo nem agravo, os algarvios por 5-0. (Novamente no Campo da Amorosa, em Guimarães, na época de 1948/49. Na imagem, pelo Vitoria SC, Franklim e Rebelo, e pelo Lusitano FC, o guardião Isaurindo) . Finalmente, a época de 1949/50 ditou a descida de divisão da equipa algarvia ao segundo escalão do futebol português. Essa descida de divisão foi definitiva e o Lusitano FC não mais regressou, na sua história, ao convívio dos grandes clubes. Na temporada de 1949/50, a ultima presença do Lusitano FC na 1ª Divisão Nacional, a formação algarvia não escapou ao último lugar da classificação geral. Perdeu mais uma vez em Guimarães, onde nunca conseguiu obter qualquer ponto, desta vez, por 4-1. Mas venceu novamente o Vitoria SC por 3-0, a três jornadas do fim do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1949/50, e numa altura em que ambos os clubes estavam envolvidos na luta pela manutenção no primeiro escalão português.

Altos e baixos

Voltou a disputar a 2ª Divisão Nacional na temporada de 1950/51, onde ficou no 5º lugar da Série D. Não conseguiu manter-se nesse escalão sendo relegado à 3ª Divisão Nacional. Conquistou o seu primeiro e único título nacional na temporada de 1951/52, sagrando-se campeão nacional da 3ª Divisão, regressando, consequentemente, à 2ª Divisão Nacional portuguesa. Já na década de 60, depois de vários anos na 2ª Divisão Nacional, o Lusitano FC voltou a cair no 3º escalão, divisão para a qual desceu, precisamente, na temporada de 1963/64. No final da época de 1976/77 acabou ainda por ser relegado aos regionais do Algarve. Naquele escalão ficou somente a época de 1977/78, pois sagrou-se mais uma vez campeão regional e regressou novamente à 3ª Divisão Nacional. Depois de vários anos na 3ª Divisão Nacional, o Lusitano FC voltou a ser relegado aos regionais do Algarve já na década de 80, concretamente, no final da temporada de 1984/85. Jogou duas épocas nos regionais, subindo apenas à 3ª Divisão Nacional na época de 1986/87. Para na temporada de 1988/89 regressar finalmente à 2ª Divisão Nacional.

De regresso à 2º Divisão...

Disputando a Zona Sul da 2ª Divisão Nacional na época d 1989/90, o Lusitano FC atingiu o 7º lugar, vaga que lhe permitiu disputar a primeira edição da 2ª Divisão de Honra. Foi o 19º classificado no Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Honra na época de 1990/91, descendo à 2ª Divisão “B”, para na época seguinte, descer imediatamente à 3ª Divisão. Desde então só retornou à 2ª Divisão “B” no final da época de 2001/02. Em luta titânica com o Clube Oriental de Lisboa, acabou por subir à 2ª Divisão “B”. Foi todavia uma passagem efémera esta ultima presença do Lusitano FC naquele escalão, pois acabou novamente relegado à 3ª Divisão Nacional.

No final da temporada de 2006/07, por força do 14º lugar na Série F da 3ª Divisão Nacional, o Lusitano FC caiu, novamente, nos campeonatos regionais da Associação de Futebol do Algarve. É naquele escalão que  o Lusitano FC se manteve até conseguir a tão desejada subida á III Divisão na época de 2011/2012.

De volta aos Campeonatos Nacionais

É na temporada de 2012/2013 que o clube regressa á III Divisão. Depois de uma época de muito esforço, a equipa conseguiria mesmo alcançar o 4º lugar na fase de manutenção mas o fim da III Divisão acabaria por ditar a descida e o regresso aos Distritais.

O regresso ao Campeonato distrital do Algarve foi de curta duração e a equipa conseguiu ascender ao Campeonato de Portugal em apenas 1 época. O clube mantém-se neste campeonato nacional até à época de 2017/2018, onde alcança o 15º lugar e é relegado para a Ditrital, no qual milita atualmente.

Campo de jogos Francisco Gomes Socorro

Uma última referencia para o Campo Francisco Gomes Socorro, a casa do Lusitano FC.  No dia 13 de Maio 2009 foi inaugurado o "novo" campo, cuja denominação de Francisco Gomes Socorro é uma singela homenagem do Lusitano FC à pessoa que o mandou erigir e ofereceu ao clube, como prova da verdadeira dedicação à colectividade encarnada e branca.

Um website emjogo.pt